Alerta Vermelho: Aquecimento global mais rápido do que se temia!
Nos últimos tempos temos ouvido falar das alterações climáticas e do aquecimento global, mas um relatório recente afirma que o aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia!
Incêndios de grandes proporções, como os que temos assistido este verão na Grécia, na Turquia ou na Califórnia, e inundações como as que assolaram a Alemanha e a Bélgica. Os fenómenos meteorológicos extremos tenderão a ocorrer com maior frequência, porque alguns impactos das alterações climáticas são já inevitáveis. Estas notícias deixam-nos bastante preocupados, mas o cenário é bem pior! Segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da ONU o tempo para salvar o planeta está a esgotar-se!
O mesmo relatório estima que o limiar do aquecimento global (de +1,5° centígrados) em comparação com o da era pré-industrial vai ser atingido em 2030, 10 anos antes do que tinha sido projetado anteriormente, “ameaçando a humanidade com novos desastres sem precedentes”.
Face aos resultados do relatório, António Guterres, secretário-geral da ONU, disse que é um “alerta vermelho” que deve fazer soar os alarmes sobre as energias fósseis que “destroem o planeta”. Pediu ainda o fim do uso do carvão e de novas explorações e produção de combustíveis fósseis, transferindo os recursos dos combustíveis (fósseis) para a energia renovável.
Nenhum país escapará ao impacto! Nas próximas décadas, as alterações climáticas vão aumentar em todas as regiões: “Para 1,5ºC de aquecimento global, haverá ondas de calor crescentes, estações quentes mais longas e estações frias mais curtas. A 2ºC de aquecimento global, os extremos de calor atingiriam mais frequentemente limites de tolerância críticos para a agricultura e saúde”, diz o comunicado que acompanha o relatório.
O relatório prevê também chuvas mais intensas, acompanhadas de inundações, e secas mais severas em muitas regiões. A alteração dos padrões de pluviosidade levará a um aumento da precipitação em latitudes elevadas e diminuição em grande parte das regiões subtropicais.
Começar a mudar as atitudes no dia-a-dia pode fazer toda a diferença!
Não sabe por onde começar? Nós ajudamos! E que tal uma lavagem de carros sem água? Aceita o desafio?
A EcoCarWash oferece produtos e lavagens dos veículos 100% ecológicas, não necessitam do uso de água! Se todos os dias adotarmos medidas sustentáveis iremos tornar o ambiente mais “verde”, mais saudável, diminuindo o aquecimento global.
Junte-se a nós por um planeta mais sustentável!
Fonte: ECO SAPO