Login / Registo  |     |     |  

Covid-19: O arranque para a sustentabilidade!


A pandemia “atenua” poluição ao meio ambiente, mas alerta para a urgência de um futuro mais sustentável.

A paragem das atividades económicas e da mobilidade poluente devido ao confinamento obrigatório para combater a propagação do Covid-19, parece estar a ter efeitos positivos no ambiente. Menos carros, menos poluição, menos ruído, petrolíferas a suspender a produção e cidades a ver o céu azul.

Na china as emissões de gases poluentes caíram cerca de 25%. Em Veneza com a cidade parada, as baleias e os peixes regressaram ás águas límpidas (aos canais). Além disto, a Itália, o país europeu mais afetado pela pandemia registou-se, nos dois primeiros meses, o mesmo fenómeno da China: diminuição da poluição do ar e das emissões de gases com efeito de estufa. Na Península Ibérica, acontece a mesma situação: a poluição e as emissões de gases com efeitos de estufa diminuiu em Portugal e Espanha desde a implementação das medidas de confinamento.

Os especialistas estão preocupados com o após momentos de crise. A recuperação económica origina uma forte subida na produção, sacrificando preocupações ambientais.

Em simultâneo, a utilização de produtos descartáveis, equipamentos médicos a embalagens alimentares aumentou, originando um grande problema de acumulação de lixo em várias partes do mundo.

Com a vontade e esforço de todos, optando sempre por ações sustentáveis, conseguiremos tornar o nosso planeta melhor!

A EcoCarWash já faz a sua parte, com a poupança de 150-200 litros de água a cada lavagem. Junte-se a nós nesta missão!