Login / Registo  |     |     |  

Deite as máscaras cirúrgicas no lixo!


Sabia que as máscaras cirúrgicas são compostas por fibras de plástico e podem demorar até 400 anos a degradarem-se no ambiente?!

 

Pois é, as máscaras cirúrgicas parecem de tecido, mas não são! Quando são analisadas, conclui-se que o plástico é o material dominante. Este tipo de máscaras pode demorar centenas de anos a degradarem-se no ambiente! E como são compostas por plásticos e por outros materiais não podem ser colocadas, nem no contentor amarelo, nem no azul. Devem ser sempre colocadas no lixo indiferenciado!

Se a pessoa tiver infetada deve colocar a máscara dentro de um saco de plástico e depois no lixo para garantir a segurança de quem recolhe os resíduos.

Não coloque as máscaras cirúrgicas no chão podem ir parar ao mar, pondo em risco a fauna marinha!

Proteger a nossa saúde não pode implicar colocar em risco a do planeta, até porque inevitavelmente isso irá virar-se contra nós! É recomendado usarmos máscaras reutilizáveis sempre que for seguro fazê-lo. O risco dos descartáveis que, depois de usados, são deitados na natureza, são um perigo para o ambiente e a longo prazo para a nossa saúde.

Pequenos gestos podem fazer a diferença!