Login / Registo  |     |     |  

Mês de Julho foi o mais quente em 89 anos!


Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de julho foi o mês mais quente em 89 anos, com o valor médio da temperatura máxima do ar a atingir os 33,34 ºC!

Em Portugal continental, segundo o boletim mensal do IPMA, julho foi um mês “extremamente quente”, tendo contribuído para que os sete meses do ano (janeiro a julho) fossem os mais quentes desde 1931, com a temperatura média a atingir os 15,96ºC, mais 1,51ºC do que o normal.

Segundo o relatório, no mês de julho houve três ondas de calor: nos dias de 04 a 13 nas regiões do interior Norte e Centro, de 09 a 18 nas regiões do interior Norte, Centro e Sul e de 25 a 31 no interior Norte. É considerado uma onda de calor quando no intervalo de pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em 5ºC ao valor médio diário da temperatura máxima no período de referência.

Os valores da temperatura do ar em julho foram superiores ao normal, com a máxima a ultrapassar, em média, os 35ºC nos dias 5 a 7, 16 e 17 e a mínima a chegar perto dos 20ºC no dia 17.

Com este aumento da temperatura, no final do mês, aumentou a área do território continental em seca. As regiões do Baixo Alentejo e do Algarve ficaram sob seca moderada, pontualmente severa.

Se compararmos com o mês de junho, houve no fim de julho uma diminuição significativa da percentagem de água no solo, com os valores a serem inferiores a 20% nas regiões Nordeste, Vale do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve.

A maioria do território de Portugal continental estava em julho em seca fraca (71,4%). No restante, estava em seca moderada (19,9%), normal (8,4%) e severa (0,3%). Apesar que, no mês passado ter sido marcado por condições de instabilidade atmosférica em alguns locais das regiões Centro e Sul, que geraram aguaceiros fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.

A EcoCarWash preocupa-se com estas alterações climáticas e tem vindo adotar medidas que sejam “amigas” do ambiente. Os produtos e as lavagens dos veículos são 100% ecológicas, não necessitam do uso de água! Se todos os dias adotarmos medidas sustentáveis iremos tornar o ambiente mais “verde”, mais saudável, diminuindo o aquecimento global.

Junte-se a nós por um planeta com água!

Fonte: Greensavers