Login / Registo  |     |     |  

Portugal continua a consumir mais água do que deve


A Associação Natureza Portugal (ANP), uma organização não-governamental portuguesa que trabalha em associação com a internacional World Wide Fund for Nature (WWF), deixa o alerta quando se comemora o Dia Nacional da Água, lançando também um relatório sobre a “Vulnerabilidade de Portugal à Seca e Escassez”.

A ANP/WWF chama a atenção para as crescentes “situações estruturais de escassez” de água, especialmente no sul do país, e diz que o cenário se pode agravar.

O país não pode gerir a falta de água com reações a emergências quando há secas mas tem de se focar na redução de consumos e aumento da eficiência no uso da água, diz a ANP/WWF, salientando que “conservar e reabilitar ecossistemas aquáticos saudáveis é a primeira arma de defesa contra os impactos das alterações climáticas”.

No relatório sobre a vulnerabilidade de Portugal à seca a associação propõe que os empresários integrem a gestão da água na cadeia de valor da empresa e que diversifiquem os abastecimentos, incluindo reutilização de águas residuais. Aos decisores políticos sugere que também diversifiquem as origens de abastecimento, fomentem a eficiência de regadios, e condicionem a atribuição de subsídios agrícolas ao bom uso da água. E aos cidadãos que reduzam os consumos em permanência e optem por consumir produtos de reduzida pegada hídrica.

No que diz respeito às lavagens automóveis, a EcoCarWash – lavagem sem água tem a solução para este problema, permitindo poupar entre 150 a 200 litros de água por lavagem (gasto médio de água na lavagem de um carro).

Trata-se de um método fácil e eficaz, através de produtos ecológicos, totalmente biodegradáveis, sem desperdícios e totalmente inofensivos para o meio ambiente, que pode ser feito em qualquer lugar, obtendo resultados superiores, quando comparado com os resultados da lavagem tradicional com água.

Poupe água e vamos todos ajudar o nosso planeta!